segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Feijoa é recomendada para a cidade

A goiabeira do mato, árvore nativa da região serrana do Rio Grande do Sul, leste do Paraguai e Uruguai e norte da Argentina, ocorre também em serras da região Sudeste e está entre as espécies recomendadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura da cidade de São Paulo para uso em arborização urbana.

Considerada de pequeno porte, quando adulta ela atinge aproximadamente cinco metros de altura e pode ser plantada até mesmo sob a fiação elétrica.

Entre os meses de setembro e novembro ela produz flores róseo-avermelhadas muito bonitas que atraem pequenos insetos polinizadores e aves, que se alimentam de suas pétalas suculentas e entre fevereiro é a época em que amadurecem seus fruto verde escuro doce e saboroso, apreciado por inúmeras espécies de pássaros.

Acca sellowiana (O. Berg) Burret em fotografia de Hamilton

Floração da Acca sellowiana (O. Berg) Burret (Wikipedia)

Apesar de ter um fruto delicioso, saudável e nutritivo, a goiabeira do mato raramente é cultivada no Brasil, seu país de origem, sendo no entanto encontrada facilmente no exterior. Uma das razões para que isso ocorra é que no clima brasileiro a planta vive bem isoladamente, mas não se adapta ao cultivo adensado, ficando suscetível a pragas.

Porém já existem trabalhos de pesquisa de cultivo com bons resultados, especialmente na EPAGRI, em Santa Catarina, da qual o agricultor pode adquirir um boletim técnico com orientações para o seu cultivo e na EMBRAPA do Rio Grande do Sul, em cujo site é possível baixar de graça um documento com orientações para cultivo e conservação.

ALIMENTO FUNCIONAL

Consta que a goiaba serrana possui alto teor de iodo, uma boa dose de vitamina C, potássio, fósforo, sódio e magnésio, propriedades antioxidantes e antimocrobianas, prevenindo os resfriados, as cãimbras e o bócio, combate o envelhecimento precoce e a proliferação de bactérias e fungos.

Uma pesquisa realizada na Ásia indica que o consumo de goiaba serrana pode controlar a secreção da proteína TGF-Beta no organismo humano, ajudando a proteger o corpo contra o câncer o outras doenças auto-imunes.

Frutos da Acca sellowiana (O. Berg) Burret (Vani Boza - Agência RBS)
Nome científico: Acca sellowiana (O. Berg) Burret. Nomes populares: Goiabeira-do-mato, Goiabeira serrana, Goiabeira-da-Serra, Goiabeira-ananás, Feijoa, Quirina, Kanê kriyne, Guayabo-del-país, guayabo-feijoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário