quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O chamado da Samaúma


A Samaúma, uma das maiores e mais belas árvores tropicais do mundo, é alvo de ação predatória por madeireiras na região norte do Brasil, por conta de seu grande porte e consequentemente grande produtividade e apesar de sua nobreza, muitas vezes ela acaba servindo de matéria prima para a fabricação de simples compensados.

Presente em várias lendas, como a do curupira, que assusta os humanos que tentam destruir as matas, essa árvore colossal da família das paineiras atinge dezenas de metros de altura e pode ser avistada a grandes distâncias, servindo também como mirante para os povos da florestas.

Com leves pancadas em suas sapopemas, tipo de ligação entre as raízes e o tronco que fica acima do solo, os nativos conseguem se comunicar na amazônia, se fazendo ouvir a longas distâncias. O tronco desta árvore também é usado para a confecção de canoas e há quem garanta que seu óleo tem propriedades medicinais.

Por essas e outras é que a Samaúma, a rainha das árvores, foi usada neste vídeo para simbolizar a importância das florestas e nos alertar para a necessidade de pararmos a sua destruição.

vídeo "O chamado da Samaúma"



Foto desta postagem: Ceiba pentandra plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário