domingo, 30 de dezembro de 2012

Cachorro é pra gente responsável

Quando você escolhe ter um cachorro em sua casa, chácara, sítio ou apartamento, você assume uma responsabilidade imensa, porque o cachorro irá depender exclusivamente de você pela vida inteira.

E como foi você quem escolheu ter um bicho sob a sua responsabilidade, é sua obrigação dar a ele tudo o que ele precisar para ter qualidade de vida e ser feliz, até os últimos dias da vida dele.

Filhote de cachorro (Images.Google.com)

Pense bastante antes de comprar ou adotar um bicho de estimação e só o faça se você for capaz de assumir essa responsabilidade tão importante. Leia abaixo os 10 mandamentos da posse responsável*.


DEZ MANDAMENTOS DA POSSE RESPONSÁVEL

PRIMEIRO MANDAMENTO

Antes de ter um cachorro, saiba que ele irá viver pelo menos uns doze anos. Pergunte para a sua família se todo mundo está de acordo, se há recursos necessários para sustentar o animal e combinem quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.


SEGUNDO MANDAMENTO

Não compre. Em vez de comprar um filhote, adote um cachorro vacinado e castrado, de abrigo público, de ONG ou de particular.

TERCEIRO MANDAMENTO

Antes de levar o bicho para casa, se informe sobre as características e necessidades da raça escolhida, seu tamanho, peculiaridades, espaço físico para ele morar e para se exercitar, gastos com alimentação e outros cuidados.

QUARTO MANDAMENTO

Mantenha o seu animal sempre dentro de casa ou quintal, jamais solto na rua. A segurança do seu cachorro é sua responsabilidade.

Os cães precisam passear, mas sempre com coleira ou guia e conduzido por quem consiga dar conta de contê-lo. Nunca entregue a guia para alguém que não consiga segurar o animal e nunca solte ele na rua.

QUINTO MANDAMENTO

Cuide muito bem da saúde física do cachorro. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

SEXTO MANDAMENTO

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. Um animal que recebe amor e carinho, retribui em dobro.

SÉTIMO MANDAMENTO

Se precisar, eduque o animal por meio de adestramento, mas respeite suas características. Algumas raças são mais ágeis, outras mais fortes, outras mais inteligentes, mas cada uma tem seu jeito de ser, não force seu animal.

OITAVO MANDAMENTO

Cate e jogue na vaso sanitário todo o cocô do seu cachorro. É fundamental que ele viva em um ambiente limpo e saudável, não deixe as fezes acumularem. 

Quando sair para passear, leve uma pazinha, um saquinho, um jornal ou alguma outra coisa para recolher a caca que ele fizer e jogar no vaso sanitário da sua casa.

NONO MANDAMENTO

Identifique o animal com plaqueta (pendurada na coleira usada para os passeios) e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

DÉCIMO MANDAMENTO

Evite as crias indesejadas. Castre os machos e fêmeas. a castração é a única medida definitiva e segura no controle da procriação, não tem contra-indicações e evita doenças como câncer de mama e de útero e reduz o stress.



* Baseado nos "10 Mandamentos da Posse Responsável" da ONG Arca Brasil

Um comentário: