
Na época que fiz meu curso técnico na área de meio ambiente eu conheci essa vassoura bacana, mas confesso que ainda não fiz a minha por pura preguiça. Agora que encontrei este esquema passo a passo no site da Recicloteca, vou arregaçar as mangas e fazer.
Reserve um espaço seguro, limpo e bem iluminado para trabalhar e tenha em mãos uma tesoura, um estilete, um perfurador ou algo similar e um martelo. É recomendável usar um alicate também.
Junte umas 20 garrafas PET de refrigerante daquelas de 2 litros, um cabo de vassoura, um pedaço de arame com pelo menos uns 10 centímetros e dois ou mais pregos pequenos.
Se você for criança, peça ajuda a um adulto. Se for adulto, convide as crianças de sua casa ou de sua rua para participar do projeto, tendo cuidado para que não se machuquem.
PONDO A MÃO NA MASSA
Retire os rótulos e remova o fundo de todas as garrafas com o estilete.

Faça cortes lado a lado no sentido da altura da garrafa, desde a borda inferior até próximo à parte arredondada junto ao pescoço. Calcule uma distância de mais ou menos meio centímetro entre cada corte.

Separe duas garrafas e remova os gargalos de todas as outras com a tesoura.


Encaixe uma a uma as garrafas sem os gargalos, uma a uma, por cima de uma das garrafas que você deixou separada e portanto ainda tem gargalo.

Está pronta a base da vassoura.

Corte a parte superior da outra garrafa que você deixou separada e encaixe por cima da base da vassoura que você acabou de construir com suas próprias mãos.


Faça dois furos atravessando todas as camadas de garrafas e introduza o arame, depois amarre firme (é recomendável apertar com um alicate). Vire a ponta do arame para dentro para evitar que alguém se machuque.



Agora é só colocar o cabo no gargalo e fixar com pregos. Pronto! Você tem uma vassoura de garrafas PET e evitou que vinte garrafas fossem para o lixo.


As informações e ilustrações desta postagem são originárias do site Recicloteca da ONG Ecomarapendi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário